sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Conversa com José Carlos Pereira, autor de "Sonhos para sonhar juntos"


Olá!

Boa tarde! Dando continuidade às conversas com autores e autoras, trazemos a entrevista com José Carlos Pereira, teólogo e autor do livro "Sonhos para sonhar juntos: Reflexões para revisar a vida", publicado recentemente pela Editora Sinodal. Confira a entrevista na íntegra: 

José Carlos Pereira

Você tem vários livros e artigos publicados. O livro Sonhos para sonhar juntos: Reflexões para revisar a vida é a primeira publicação com a Editora Sinodal. Como surgiu esta parceria?
R. Conheço a Editora Sinodal faz bastante tempo, mas a parceria surgiu recentemente, depois que eu apresentei uma proposta de publicação, na área da antropologia bíblica, mas o editor disse já ter uma obra publicada naquela linha e me propôs outro texto, nos moldes dos que eu tinha publicado numa página web, que unia fatos da vida com a realidade social. Assim, preparei algo no estilo de crônicas, com textos curtos sobre a vida, mas com referências e iluminações bíblicas e o apresentei. Ela foi aprovada e agora está sendo publicada a obra “Sonhos para sonhar juntos: reflexões para revisar a vida”. Espero que ela seja a primeira de uma série.
Vivemos numa sociedade imediatista, em que muitas vezes apenas o título de um texto é lido, conclusões são tiradas sem muito refletir. Em sua obra, você propõe a publicação de 34 reflexões que servem para revisar a vida e tornar as pessoas melhores. Como textos de reflexão, que exigem tempo do leitor e da leitora, podem contribuir num mundo em que tudo ou quase tudo parece ser imediato?
R. Eu ainda acredito na leitura de textos impressos, livros e artigos, e vejo que ainda há muita gente que lê, apesar de predominar características do mundo virtual, onde tudo é mais rápido e resumido. Um procedimento mais aprimorado, através da leitura paciente e reflexiva, ajuda formar a consciência crítica e a ampliar os olhares e os pontos de vista. E é esse o objetivo desta obra: despertar o interesse pela leitura. Por essa razão eu busquei preparar textos relativamente curtos e prazerosos, onde o leitor, depois de ler um texto, vai querer ler outro e outro até o final da obra. Esse tipo de obra me atrai e, como leitor que também sou, quis preparar algo do gênero, de modo que despertasse o interesse pela leitura. Assim, nesse mundo do imediato, textos breves pode representar um bom começo para o leitor adentrar em obras mais densas e longas. Eu acredito que a pessoa que ler um texto deste livro vai querer ler todos os outros, e no final ela estará bem melhor do que começou, porque os textos propõem ao leitor revisar a vida, começando pelo pensamento.
Qual é a importância da reflexão em sua vida?
R. Eu valorizo muito a reflexão. É ela que nos ajuda a ter clareza dos caminhos a trilhar, dos procedimentos a tomar. A reflexão muito contribui para um pensamento articulado e também para o equilíbrio da vida. Quando essa reflexão vem fundamentada em textos bíblicos, e em máximas eternas, como é o caso dessa obra, ela potencializa ainda mais esse fator, desenvolvendo a espiritualidade do leitor, e isso contribui e muito para vida.
Pedimos que você, como autor, destaque um dos textos publicados para que o leitor e a leitora possam sentir um “gostinho” desta obra.
R. De acordo com o momento que estamos vivendo, sugiro o texto “ver o mundo com novos olhares”. Penso que é disso que precisamos num momento de descrédito político e de tantas coisas que levam a muitos a desacreditarem não apenas na política, mas no ser humano. Olhar o mundo e as coisas com um novo olhar, um olhar mais acurado, resultado de reflexão, é o que esse texto propõe.
Suas considerações.
R. Estou feliz por essa obra ter sido publicada. Acredito que ela vai trazer mais leveza a vida dos leitores. Agradeço a Editora Sinodal por publicá-la. É uma forma de contribuir com a vida, tornando-a mais prazerosa, porque é isso que uma boa leitura propõe. Quem ainda não conheceu a obra, procure conhecê-la. Ela ficou linda por dentro e por fora. Vale à pena!

Quer conhecer a obra?

Clique aqui e adquira!


Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário