quarta-feira, 7 de novembro de 2012

REVISTA NOVOLHAR - NOVEMBRO e DEZEMBRO 2012

Pense antes de agir
KAREN BERGESCH
   A vida deve ser vivida intensamente! Isso significa, de acordo com um pensamento virtuoso, pensar antes de agir. Lembro de uma frase constantemente repetida por minha mãe em minha infância: "Você deve pensar antes de falar!" Compreendi essa frase bem mais tarde, e ela continua grava- da em mim. Hoje, tenho a liberdade de estendê-la para a compreensão do conceito de virtude.
   Virtude e pensar antes de agir! O mundo que desejo não só para mim, mas também para outras pessoas estejam elas próximas ou não. De forma alguma, a ação virtuosa coloca-se como um idealismo deslocado. Onde e possível viver virtude? Um exemplo encontra-se na atitude de dar suporte a questões de cunho ecológico: separar o lixo, levar a própria sacola ao supermercado, usar mais o transporte coletivo, consumir produtos ecologicamente recomendados. Outro exemplo e respeitar as leis de transito: não dirigir embriagado, obedecer à sinalização e não passar da velocidade recomendada. Ainda podemos falar das relações profissionais e afetivas. No trabalho, procurar cumprir as tarefas, chegar no horário, não alimentar fofocas, tratar bem a todos. Na vida afetiva, ser sincero, honesto e não agir com violência.
   Atitudes virtuosas refletem o cuidado e a valorização da própria vida. Para quem não esta acostumado, parece uma tarefa difícil, pesada. Ou será que significaria pegar a vida em suas próprias mãos e tornar-se autônomo em um período em que ha liberdade de escolha? Assim como Emanuel Kant afirma: "Você deve, por isso você pode". O filosofo busca resgatar a força interior na tomada de decisões. Ou seja, toda decisão e toda ação possuem uma motivação anterior.
   Essa motivação pode ser a decisão de cuidar e respeitar a vida, aprendendo também com os marcos colocados pelos antepassados. Viver virtuosamente significa trilhar o caminho da felicidade e da liberdade. Inicie por um conselho: Pense antes de agir!


*KAREN BERGESCH e teologa e ministra da IECLB e atua no Departamento para a America Latina da Igreja da Alemanha em Hamburgo

Revista Novolhar, P.22 e 23, edição Novembro e Dezembro 2012

Confira todas as edições já publicadas! Visite o site...
http://www.novolhar.com.br/

Para fazer assinaturas...
http://www.editorasinodal.com.br/produto.php?id=367

Nenhum comentário:

Postar um comentário