quarta-feira, 14 de novembro de 2012

REDES SOCIAIS - COMO UTILIZAR?


 
http://empreendedorismoms.wordpress.com
   É preciso que você tenha critérios na utilização das redes e analise qual é o objetivo com as suas postagens de ideias, pensamentos ou sugestões. Não é porque a internet é um espaço aberto que você deve abastecer uma página com qualquer tipo de informação. Afinal, ali estão nossos amigos, família, chefes, políticos, jornalistas, colegas de trabalho, enfim, uma enorme quantidade de pessoas e profissionais que fazem parte das nossas vidas. Nada adianta você ter uma ferramenta dessas e não saber usá-la. Por isso, estamos colocando aqui algumas dicas que podem parecer insignificantes, mas que, se utilizadas de forma correta, vão lhe dar mais tranquilidade na internet.
 - Tenha cuidado com o que você fala principalmente com o que você coloca sobre os outros. Não esqueça que é um espaço público.
  - Não finja ser quem você não é. Graças ao rastreamento de IPs (Internet Protocol - indica o local de um determinado equipamento), muitas pessoas acabam sendo reveladas, e você pode acabar tendo problemas legais. Mentir é diferente de omitir; afinal você tem todo o direito de divulgar ou não as informações que desejar.
   -Defina um objetivo e um público-alvo. Quem são os amigos ou as comunidades das quais quer participar. Antes de se cadastrar em uma rede, é importante definir claramente:
http://mariscoventania.blogspot.com.br/
a) Que tipo de dados você vai compartilhar.
b) Se você vai usar dados pessoais e profissionais em uma mesma rede ou não.
c) Se você vai utilizar essa rede apenas para assuntos pessoais, familiares ou profissionais.
d) Se você vai deixar configurado para que qualquer pessoa veja seus dados ou não.
e) Se qualquer pessoa poderá adicioná-lo ou se ficará vinculado à sua aprovação.
f) Qual a frequência de acessos que você fará.
   - Separe fotos pessoais e públicas. Use dois ou mais sites de compartilhamento para diferentes tipos de fotos. Por exemplo, como sugestão, para fotos de amigos use o Facebook, para fotos em geral use o Flickrs. Use senhas seguras e diferentes. Não utilize nunca a mesma senha para mais de uma rede, pois, se de alguma forma alguém conseguir roubá-la, essa pessoa terá acesso a toda a sua vida social virtual. Isso vale para suas contas de e-mail e também para qualquer outro tipo de acesso que exija senha. Procure usar letras e números.
http://www.meionorte.com/
 - Tenha cuidado ao escolher seu endereço eletrônico (nome de domínio). Isso pode ajudar na sua localização e identificá-lo de forma clara e definitiva. Cuide para não usar nomes que possam dificultar ou acabar com a sua reputação; eles podem ser adequados para uma rede de compartilhamentos de fotos, mas um desastre em uma rede relacionada ao seu trabalho.
  -Aprenda a rejeitar e ser rejeitado. Aceitar todos os convites de amizade é como abrir as portas da sua casa e permitir que qualquer pessoa entre e saiba o que está acontecendo, além de poder causar o mesmo desconforto aos seus amigos. Você também poderá ser rejeitado algumas vezes, fique tranquilo!
  - Respeite o propósito e o formato das comunidades das quais você faz parte.
  - Aprenda a rejeitar e ser rejeitado. Aceitar todos os convites de amizade é como abrir as portas da sua casa e permitir que qualquer pessoa entre e saiba o que está acontecendo, além de poder causar o mesmo desconforto aos seus amigos. Você também poderá ser rejeitado algumas vezes, fique tranquilo!
  - Respeite o propósito e o formato das comunidades das quais você faz parte.
  - Compartilhe o que é bom. Afinal, um dos objetivos das redes sociais é este: trocar informações úteis, dicas, matérias, sites, blogs - "poste!"
  - Muito cuidado ao clicar em links recebidos, eles podem levá-lo a outras páginas que contenham verdadeiras pragas virtuais. E não acredite em todas as mensagens que você receber. Em caso de dúvida, confirme se pertence realmente a um dos seus amigos de fato.



Texto extraído do Livro Violência & Internet, P. 43 a 49

Mais informações de como adquirir o Livro em..


Nenhum comentário:

Postar um comentário