quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Catecismo Maior

A oração que Cristo ensinou, ou Pai-Nosso

Pai nosso que estás no céu, teu nome seja santificado, venha teu reino, a tua vontade seja feita no céu e também na Terra, o pão nosso de cada dia dá-nos hoje, e perdoa a nossa dívida assim como nós perdoamos aos nossos devedores. E não nos leves à tentação, mas livra-nos do mal. Amém.

Essas são as partes mais necessárias, que precisamos decorar primeiro, palavra por palavra. Deve-se acostumar as crianças a recitá-las diariamente, ao se levantarem de manhã, ao se dirigirem à mesa e, à noite, ao se deitarem, sem lhes dar de comer nem de beber enquanto não o fizerem. Cabe a todo pai de família proceder da mesma forma com empregados e empregadas: não devem ser mantidos em sua casa se não o souberem ou não quiserem aprendê-lo. Pois não se pode admitir que alguém seja tão primitivo e xucro, a ponto de não aprender isso, porque nessas três partes está resumido, de forma fácil e inteligível, tudo o que temos na Escritura. Pois os chamados pais ou apóstolos, quem quer que tenham sido, assim fizeram uma síntese da doutrina, dos costumes, da sabedoria e do conhecimento dos cristãos; esses são os assuntos ali tratados.
Uma vez entendidas essas três partes, é preciso saber falar também sobre nossos sacramentos, na medida em que foram instituídos pelo próprio Cristo: o do Batismo e o do santo corpo e sangue de Cristo, ou seja, o texto apresentado por Mateus e Marcos, no final de seus evangelhos, onde Cristo se despediu dos seus discípulos e os enviou.



Texto extraído do Livro Catecismo Maior de Martin Lutero, P. 24




Mais informações de como adquirir o livro, clique: http://www.editorasinodal.com.br/produto.php?id=513 

Nenhum comentário:

Postar um comentário