quarta-feira, 17 de abril de 2013

Por que ser cristão?


Amor – doce ilusão
 
http://pt.depositphotos.com/
 Amor é palavra gasta, abusada, ambígua. Uma enquete sobre o significado, feita há anos entre universitários, confirmou a polivalência. Identificou-se amor com sexo, amizade, paixão, simpatia. O que mais chamou atenção, porém, foi que bom número dos interrogados viu no amor nada mais do que uma ilusão. No seu entender, amor não existe. Pode-se esconder nessa resposta a amargura de uma grande decepção. Amor – uma linda ideia  um profundo anseio humano, um belo sonho. Infelizmente, porém, a realidade seria outra. Será verdade? Certo é que a procura por amor excede em muito a oferta. Amor é “produto” em falta no mercado. Isto é trágico. Pois sem amor o ser humano acaba rebaixado a monstro. O “déficit público” de amor deverá ser motivo de séria preocupação da sociedade.
http://www.imagenesdeamor.mx/recuerdos-de-amor/
   Mas, enfim, o que é amor? Na busca de uma definição, a língua grega oferece auxílio. Fala do amor com três termos distintos. O primeiro é eros, que designa o amor passional. Ambiciona possuir a pessoa ou o objeto amado. Arde e se inflama, literalmente se apaixona e se aproxima do delírio. As palavras “erotismo” e “erótico” são usadas também no português nesse sentido. A outra palavra é agape. Designa o amor que se doa, que se esvazia, que quer tudo para o outro e nada para si. Enquanto o eros tende a conquistar o que está acima, a agape se inclina ao que está em baixo a fim de acolher e socorrer. Esse é o termo absolutamente preferido pelo NT. Enfim, existe a palavra filia, conservada no português em compostos como “filosofia”, “filantropia”, “filatelia” e outros. É expressão para o amor amigo, para o gosto por alguma coisa e o tratamento correspondente que se lhe dá. O recurso ao grego, pois, revela a complexidade do fenômeno do amor e a extraordinária riqueza de seus aspectos. É bom tê-lo em mente.
http://girlzfaith.blogspot.com.br/
   É evidente que agape é o termo mais apropriado quando se trata do amor em perspectiva cristã. O Cristo que assume natureza humana e sacrifica sua vida na cruz (Filipenses 2.5-11) é o protótipo da pessoa que se entrega em favor de outros. Algo semelhante vale para o amor ao próximo. Não se trata de apaixonar-se por ele, e, sim, de ajudá-lo em todas as necessidades físicas, psíquicas e espirituais. Mesmo assim, recomenda-se não exagerar a contraposição dos três tipos. A “agape cristã” possui também elementos “eróticos”. Não deixa de querer “conquistar” seu semelhante e de forma alguma vai lhe negar a amizade, assim como o próprio Cristo chamou seus discípulos de amigos (João 15.14). Enfim, “filantropia” é atributo do próprio Deus (Tito 3.4). Há que se distinguir diferentes “amores”, sim, mas não reduzir o amor cristão a apenas um dos tipos.
A indiscutível predominância da agape no NT é significativa não obstante. Mostra que amor não permite ser limitado a uma questão de sentimentos. Em termos bíblicos amor é “benevolência”. É uma questão da vontade, portanto. Somente por isso pode ser conteúdo de um imperativo. Se amo o próximo ou não decide-se não por simpatia ou antipatia, e, sim, pelo que quero para a sua pessoa. Amar é querer bem. Será ilusão apregoar amor assim? 


Texto extraído do Livro Por que ser cristão? P.89
Informações de como adquirir o livro em...



Nenhum comentário:

Postar um comentário