quarta-feira, 6 de junho de 2012

Perguntas e respostas sobre luteranismo

Nossa igreja nossa identidade
Manual de estudos

14) O que é graça? P.21
Nós luteranos confessamos que “ somos aceitos ( justificados ) por Deus unicamente através de sua graça, mediante a fé” ( Efésio 2,4-8). Graça é a palavra usada para expressar a misericórdia, o perdão e o amor de Deus que nos são oferecidos através de Jesus Cristo. Imaginemos uma pessoa atolada até pescoço no brejo. Não adianta ela mesma tentar se puxar para fora pelos cabelos. Alguém de fora precisa ajudá-la jogando uma corda. É necessário, no entanto, que a pessoa segure a corda que lhe está sendo lançada. Esse brejo representa o pecado que insiste em afastar a humanidade de Deus. Por nós mesmos, afundamos e perecemos em nossas fraquezas. Necessitamos de alguém que nos arranque deste atoleiro. Lemos em 1 Timóteo 2.4 que Deus deseja a salvação de todas as pessoas. Por isso ele enviou seu Filho para nos libertar. Cabe-nos reconhecer esse profundo amor de Deus por nós e permitir que Cristo nos conduza. Em 2 Coríntios 5.21, o apóstolo Paulo fala de uma permuta: Jesus, que era sem pecado, morreu na cruz para que nós, os pecadores, pudéssemos receber o perdão de Deus e nova vida. Isso é graça!

18) O que é o sacramento para os luteranos? P.23
Os sacramentos são meios que Deus usa para nos alcançar com a sua graça e o seu amor. O sacramento pressupõe a coexistência de três elementos: uma ordem clara, ou mandamento divino, fundamentada nas palavras de Jesus; promessa da graça e presença de Deus, e um sinal visível. O sacramento é recebido através da fé.Os luteranos reconhecem apenas dois sacramentos: Batismo e Santa Ceia. Em ambos estão presentes: uma ordem clara: “Ide, fazei discípulos... batizando-os...” (“Mateus 28,19), ” Peguem e comam; bebam todos vocês” ( Mateus 26.26-27);promessa de graça e presença de Deus: “Quem crer e for batizado será salvo” ( Marcos 16.16), “...meu sangue, que é derramado para a remissão dos pecados” ( Mateus 26.28); sinal visível: “Aqui tem água. Será que posso ser batizado?” ( Atos 8.36), “Jesus pegou o pão... e disse: isto é o meu corpo... tomou o cálice e disse: bebam todos, isto é o meu sangue...” ( Mateus 26.26-28).A igreja católica tem sete sacramentos. Além do Batismo e da Santa Ceia, considera como sagrado a crisma, a penitência, a extrema unção, a ordenação (ordem) e o matrimônio.Nenhum desses últimos cinco têm qualquer palavra de promessa da parte de Deus aos que deles participam. Por isso a igreja luterana não os aceita como sacramentos.

45) O que é confirmação? P. 34
A Confirmação é uma celebração comunitária em que os jovens que participaram do ensino confirmatório têm a oportunidade de professar publicamente sua fé. Nela professa-se com palavras e ações a fé no Trino Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Confirmação é resposta à ação primeira de Deus, que vem a nós com a sua graça. Confirmar é tornar firme. Deus nos confirma em sua graça e nos chama a colocar sinais de gratidão por seu amor através do serviço ao próximo. Através da Confirmação, Deus nos valoriza, fortalece e envia como instrumento para a missão dentro e fora da comunidade. Fé e vida diária caminham juntas. Por isso os confirmandos expressam publicamente sua disposição para viver uma vida em comunidade. Confirmação é o compromisso de viver uma vida dedicada a trilhar os caminhos de Deus, comprometida com sua vontade. É como se o próprio Deus nos perguntasse: (nome do confirmando) Você aceita viver comigo? E a nossa resposta: “ Sim, Senhor, quero viver contigo em tua comunidade e servir-te com meu tempo, meus dons, talentos e bens”. Através da Confirmação, também a comunidade se compromete a continuar ajudando os jovens a crescer na fé em Cristo. 

58) O que é oração? P. 41
Oração é a prática da comunhão com Deus, que nos convida a ouvi-lo e levar a ele nossos pedidos, louvor, agradecimento, intercedendo por nós e pelas outras pessoas. É um diálogo amoroso entre Deus e o ser humano. Dizer que ama a Deus e não orar é o mesmo que dizer que ama os pais e se recusar a falar com eles.

63) O que é pecado? P.43
Pecado é afastar-se de Deus, é querer igualar-se a ele, consequentemente, emancipar-se dele ( primeiro mandamento). É um desvio ético do ser humano, que o leva a uma conduta ofensiva aos olhos de Deus e à consequente quebra da comunhão com o próximo. É tudo o que afasta e separa de Deus e o que vai contra sua vontade.
Pecado é também tudo aquilo que prejudica o nosso próximo e a nossa relação com ele. Conforme Gênesis 3 e 4, o pecado faz as pessoas se esconderem de Deus, terem vergonha umas das outras, mentirem e acusarem-se mutuamente. O pecado também produz a inveja, a cobiça e o desejo de matar. Por causa do pecado, o Éden (paraíso) se transformou em trabalho penoso e a vida humana passou a ser mortal ( Romanos 6.23).





   Extraído do  livro Nossa igreja nossa identidade
(manual de estudo)

Mais informações de como adquirir o livro, clique:


Nenhum comentário:

Postar um comentário