quarta-feira, 27 de junho de 2012

Revista NOVOLHAR, maio e junho

Presente de Deus
por Cleide Olsson Schneider

http://ministeriointernetevida.blogspot.com
   Quem de nós já não se perguntou se está no lugar certo e se está sendo uma pessoa correta, boa, justa  e amável! O meio em que vivemos hoje, seja na cidade grande ou pequena, parece estar sempre nos colocando à prova sobre quem somos e o que somos. O borbulhar de teologias nos questiona sobre nosso modo de viver, ser e crer. O que realmente precisamos para ser pessoas aceitáveis diante de Deus?
    A surpresa está no que o apóstolo Paulo escreveu: "Pela graça de Deus, sou o que sou" (1 Coríntios 15.10). Viver, ser e crer é graça de Deus para cada pessoa, assim como ela é. Há pessoas diferentes com dons diferentes. Cada pessoa é única e especial para Deus; Ele a conhece e sabe de suas capacidades e limitações. Mas, se é assim, então não precisamos mudar em nada. Não há nada que possamos fazer para ser melhores?
   Sentimentos e valores os mais diversos fazem parte de nossa rotina diária. Alguns desses sentimentos, como desprezo, raiva, preconceitos, inveja, egoísmo, circundam-nos e nos influenciam algumas vezes. Esses nos afastam de Deus e nos impossibilitam viver de forma amorosa com as pessoas que encontramos em nosso dia a dia. Saber que Deus nos ama incondicionalmente é o que deve mover nossa vida em nosso cotidiano.
   Nossa vida é presente de Deus. Ele nos oferece a vida para que tenhamos vida em abundância: cheia de amor, de comunhão, de fé e de esperança. Foi por isso que fomos criados por Deus: para viver uma vida em abundância. É nossa tarefa buscá-la. 
   Graça de Deus significa amor, cuidado, consolo, amparo, perdão, aceitação incondicional. Deus nos oferece tudo isso, antes mesmo de nós pedirmos, antes mesmo de nós merecermos. Nossa salvação é garantida por Deus, revelado em Jesus Cristo, por intermédio de sua vida, morte e ressurreição.
   É pela graça que somos salvos; é o amor de Deus, através da ação do Espírito Santo, que nos anima, desafia, convida para ser testemunhas desse amor no mundo. A misericórdia de Deus para conosco não se esgota, e ela nos anima a orientar toda a nossa vida por ela e não permite que fiquemos apáticos ou indiferentes diante daquilo que ocorre ao nosso redor.
   Por isso hoje é graça de Deus existirmos a cada dia e estarmos prontos para amar e servir a Deus e ao próximo em palavras e ações. Somos pessoas capacitadas por Deus a viver de forma responsável em nossa profissão, com coragem para preservar e promover vida a exemplo de Cristo. Hoje, por graça de Deus, somos capazes de rejeitar o que pode prejudicar a nossa própria vida e de outras pessoas, de toda a criação.
   Hoje, porque experimentamos o amor incondicional de Deus, podemos olhar além de nossas necessidades e perceber onde são necessários consolo, cuidado, paciência e amparo. Além disso, Deus perdoa nosso egoísmo e individualismo, conduz- nos a uma mudança de postura em relação à vida. "Pela graça de Deus, sou o que sou", diz o apóstolo como motivação para que possamos servir e amar, pois "antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci" (Jeremias 1.5).


(Texto extraído da Revista Novolhar, p. 36 e 37, Maio e Junho 2012 )

Assinaturas 

Outras edições

Nenhum comentário:

Postar um comentário