quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dietrich Bonhoeffer - Vida em comunhão

O SERVIÇO

http://allsaintswritersblock.wordpress.com
   “Houve entre eles (os discípulos) uma discussão: qual deles seria o maior!” (Lucas 9.46). Sabemos quem semeia semelhante pensamento na comunidade cristã. No entanto, talvez não estejamos suficientemente conscientes de que é impossível uma comunidade cristã se reunir sem que surja logo esse pensamento como semente de discórdia. Mal as pessoas se encontram, logo têm que começar a observar, julgar e enquadrar umas às outras. 
   Dessa maneira, já no surgimento da comunhão cristã começa também uma invisível, muitas vezes inconsciente, horrível luta de vida e morte. “Houve entre eles uma discussão” – isso basta para destruir a comunhão. Por isso é de vital importância para toda a comunidade cristã que ela enfrente esse inimigo desde a primeira hora e o extermine. 
   Nesse ponto não há tempo a perder, pois assim que uma pessoa se encontra com outra, cada qual busca uma posição estratégica para se defender. Há pessoas fortes e fracas. Se alguém não é forte, logo invoca para si o direito dos fracos e o usa contra o forte. Há as pessoas talentosas e as pessoas sem talento, pessoas simples e pessoas difíceis, piedosas e menos piedosas, pessoas sociáveis e as esquisitas. 
   A pessoa destituída de talento não precisa firmar sua posição do mesmo modo como faz a pessoa talentosa, a pessoa difícil como a pessoa simples? E se não sou talentoso, talvez seja piedoso; se não sou piedoso, talvez nem o queira ser. Por acaso não pode a pessoa sociável conquistar tudo para si num só instante, envergonhando assim o tímido? Por acaso a pessoa esquisita não pode se tornar o inimigo invencível e, por fim, o vencedor sobre as pessoas sociáveis? 
   Que pessoa não encontraria com certeza instintiva o lugar no qual possa se firmar e se defender lugar esse que jamais cederá a outro qualquer e o qual defenderá com todo seu instinto de autoafirmação? Tudo isso pode acontecer das formas mais civilizadas e inclusive mais piedosas. 
   O que importa é que uma comunidade cristã saiba que, com toda certeza, “houve entre eles uma discussão: qual deles seria o maior?”. É a luta da pessoa natural pela autojustificação. E ela a encontra somente ao comparar-se com outra pessoa, no julgamento dela. 
   Autojustificação e julgamento andam de mãos dadas, assim como a justificação por graça e o servir.





Extraído do livro Dietrich Bonhoeffer -
Vida em comunhão  P. 79

Adquira o livro em...

Um comentário:

  1. Muito bom este livro de Bonhoeffer. Eu o li há algum tempo, mas não me esqueço dele.

    ResponderExcluir