quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dietrich Bonhoeffer


EXISTIR PARA OS OUTROS

Arquivo Editora Sinodal
   Jesus  “só está aí para outros”. Essa “existência em favor dos outros”, própria de Jesus, é a experiência da transcendência!  Da liberdade em relação a si mesmo, da “existência  em favor dos outros” até a morte é que provém a onipotência, onisciência, a onipresença. Fé é a participação neste ser por Jesus. (Encarnação, cruz, ressurreição.) 
   Nossa relação com Deus não é uma relação “religiosa” com o ser mais elevado, mas poderoso, melhor que se possa imaginar- isto não é transcendência  genuína, mas nossa relação com Deus é uma nova vida na “existência para outros”, na participação no ser de Jesus. O transcendente não são as tarefas infinitas , inatingíveis, mas é  respectivo próximo que está ao alcance. Deus em figura humana![...] O “ser humano para os outros”! Por isso o crucificado. O ser humano que vive do transcendente.
   Três cenas da vida de Bonhoeffer  ilustram muito bem o texto.
  1. Segundo relato de um amigo, Bonhoeffer, quando estava nos Estados Unidos, gastava pequenas fortunas em cartas e telefonemas. Ele  se lembrava de pessoas doentes, de alguém que precisava de uma palavra de ânimo ou consolo, e investia tempo e dinheiro para ir ao encontro dessas pessoas.
  2. Existe uma pequena coleção de orações que ele escreveu na prisão para outros prisioneiros.
  3. Na prisão, ele dedicava todo tempo possível a funcionários que quisessem conversar.
As raízes para esse seu agir estão na sua fé, na sua relação com Deus, em relação que só é autêntica quando passa pelo semelhante. A adoração ou veneração de Deus que não passa pelo outro, por aquele que está ao meu lado e que precisa de mim, é egoísta e, portanto, sem valor.
   Em nossa vida, constantemente, tentamos separar as coisas. Buscamos colocar nossa vida em ordem com Deus em uma relação que deixa de fora nosso semelhante.  Assim, porém, transformamos Deus em um ídolo e a nós mesmos em idólatras. Há aquela passagem bonita  no Novo Testamento que diz: “ Antes de trazeres tua oferta, vai e acerta a relação com o teu irmão. Depois vem e coloca a oferta diante do altar.”  
   Bonhoeffer afirma que as relações humanas são simplesmente o mais importante na vida e que o próprio Deus deixa-se servir por nós  no humano.





Extraído do livro Dietrich Bonhoeffer –Meditações, p.10-11

Adquira o livro em..

Nenhum comentário:

Postar um comentário