quarta-feira, 2 de maio de 2012

Maio, mês de Bonhoeffer

Quem foi Dietrich Bonhoeffer?
  

Arquivo Editora Sinodal



   Dietrich Bonhoeffer nasceu em 4 de fevereiro  de 1906, em Breslau, na Alemanha.
     Decidiu já bem cedo que queria ser teólogo. Estudou Teologia em Tübinger e Berlim, onde se bacharelou em 1927, aos 21 anos. Após seu vicariato de um ano em Barcelona, na Espanha, Dietrich Bonhoeffer se habilitou à docência na Universidade de Berlim, mas, antes de assumir, ainda passou um ano estudando nos Estados Unidos.
   Em 1933, decidiu atuar em comunidade e assumiu um pastorado na cidade de Londres, na Inglaterra. Essa época foi marcada por importantes contatos ecumênicos. 
   Em 1935, Dietrich Bonhoeffer retornou à Alemanha e assumiu a direção do Seminário Teológico da Igreja Confessante, em Finkenwalde b. Stettin. Logo depois, ingressou na resistência politica. Em 1936, o regime nazista cassou sua habilitação à  docência na Universidade de Berlim. Depois veio a proibição de palestrar  e de escrever.  
 Em 05 de abril de 1943, Bonhoeffer foi preso e encarcerado na prisão militar de Tegel, em Berlim. Durante o tempo que passou na prisão, Bonhoeffer escreveu cartas inspirativas e poemas que hoje são considerados como clássicos cristãos. 
http://www.ushmm.org
   No dia 9 de abril de 1945  Dietrich Bonhoeffer  e mais quatro outros conspiradores foram enforcados no campo de extermínio de Flossenbürg.




Texto extraído do livro " Vida e Pensamento "
de Dietrich Bonhoeffer




Conheça toda a vida de Bonhoeffer em...

Nenhum comentário:

Postar um comentário