quarta-feira, 25 de abril de 2012

Perguntas e respostas sobre luteranismo

Nossa igreja nossa identidade

Manual de estudos
1. Quem são os luteranos? (p. 17)
São conhecidas como luteranas as pessoas que professam a sua fé em Jesus
Cristo a partir dos ensinamentos bíblicos redescobertos por Martim Lutero.
Martim Lutero nasceu na Alemanha, em 1483, foi monge agostiniano e professor
da Universidade de Wittenberg. Ao descobrir que a igreja havia se desviado
dos ensinamentos bíblicos, tornou públicas 95 teses, no dia 31 de outubro
de 1517, propondo reflexão e mudança da prática da igreja.
A igreja rejeitou os escritos de Lutero, o que desencadeou o movimento que
recebeu o nome de Reforma, em decorrência do qual surgiu a igreja luterana.
Lutero faleceu em 1546.

4. Onde surgiu a igreja luterana? (p.18)
A origem da nossa igreja está diretamente relacionada com o surgimento da
igreja cristã, ocorrido como continuidade da atuação e dos ensinamentos de
Jesus. Estamos ligados ao grande acontecimento do dia de Pentecostes, quando,
pela ação do Espírito Santo, os apóstolos foram enviados para evangelizar
o mundo.
Como instituição, a igreja luterana surgiu a partir de 1517 com a Reforma. Lutero
queria que a igreja voltasse às suas origens como anunciadora da vontade de
Deus e do Evangelho libertador de Jesus Cristo. Aqui no Brasil, os trabalhos da
igreja luterana começaram com os primeiros luteranos que vieram da Alemanha
e de outras partes da Europa a partir do ano de 1819 (Nova Friburgo/RJ), 1824
(São Leopoldo/RS), 1846 (Domingos Martins/ES).

11. Que função as mulheres exercem no trabalho da igreja?(p.20)
Na IECLB, as mulheres exercem as mesmas funções e têm os mesmos direitos
e deveres que os homens. Elas são ativas nos presbitérios e demais órgãos
diretivos, além de desenvolverem importante trabalho através dos grupos organizados
(OASE, Fórum da Mulher Luterana, Encontro de Trabalhadoras
Rurais, p. ex.). A IECLB foi a primeira igreja no Brasil a admitir mulheres
no ministério pastoral. Atualmente existem mulheres nos quatro ministérios
reconhecidos pela igreja.

14. O que é graça?(p.21)
Nós luteranos confessamos que “somos aceitos (justificados) por Deus unicamente
através de sua graça, mediante a fé” (Efésios 2.4-8). Graça é a palavra
usada para expressar a misericórdia, o perdão e o amor de Deus que nos
são oferecidos através de Jesus Cristo. Imaginemos uma pessoa atolada até o
pescoço num brejo. Não adianta ela mesma tentar se puxar para fora pelos
cabelos. Alguém de fora precisa ajudá-la jogando uma corda. É necessário,
no entanto, que a pessoa segure a corda que lhe está sendo lançada. Esse
brejo representa o pecado que insiste em afastar a humanidade de Deus. Por
nós mesmos, afundamos e perecemos em nossas fraquezas. Necessitamos de
alguém que nos arranque desse atoleiro. Lemos em 1 Timóteo 2.4 que Deus
deseja a salvação de todas as pessoas. Por isso ele enviou seu Filho para nos
libertar. Cabe-nos reconhecer esse profundo amor de Deus por nós e permitir
que Cristo nos conduza. Em 2 Coríntios 5.21, o apóstolo Paulo fala de uma
permuta: Jesus, que era sem pecado, morreu na cruz para que nós, os pecadores, pudéssemos receber o perdão de Deus e nova vida. Isso é graça!

19. Por que batizamos?(p.23)
Batizamos por ordem e pela promessa que o próprio Cristo nos deixou (Mateus
28.19). Pelo Batismo, somos incluídos no corpo de Cristo, representado
pela comunidade reunida em culto (1 Coríntios 12.13). Assim, somos inseridos
na aliança de Deus com o seu povo, tornando-nos herdeiros da nova
vida que Deus quer conceder a todas as pessoas. No Batismo, recebemos um
banho regenerador. Nele, Deus derrama sobre nós o Espírito Santo, dando-nos
a oportunidade de uma nova vida (Tito 3.4-8; Romanos 8.17; Gálatas
3.26-28).

20. Quem pode ser batizado?(p.23)
Ao instituir o Batismo, Jesus não estabelece nenhum pré-requisito. Em Marcos
16.16, Jesus diz: “Quem crer e for batizado será salvo. Quem, porém, não
crer será condenado”. Ao proferir essas palavras, ele se refere à salvação, não
estabelecendo qualquer tipo de sequência a ser obedecida para a realização
do Batismo. Em momento algum Jesus afirma que a fé deve vir antes do Batismo,
ou vice-versa. 

154. A morte é o final de tudo?(p.95)
A Bíblia anuncia a ressurreição dos mortos, consequentemente a morte terrena
não é o fi m de todas as coisas. Em Romanos 6.23 está escrito: “porque o
salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em
Cristo Jesus, nosso Senhor”.
Muitas pessoas pensam que, ao morrer, iremos direto para o céu. Há também
quem acredite na existência de um purgatório (um lugar reservado para a purificação das almas). Isso contraria a orientação bíblica. Se na morte fôssemos
direto para o céu, o juízo final e a ressurreição não seriam necessários. Para
a Bíblia, corpo e alma não são partes distintas que habitam uma na outra,
mas são maneiras de descrever o ser humano como um todo. Nós não temos
corpo, somos corpo. Da mesma forma, nós não temos alma, nós somos alma.
O apóstolo Paulo se refere aos cristãos mortos como “os que dormiram em
Cristo”. Com isso aponta para a esperança da ressurreição. Só Cristo pode
nos “despertar” para a vida eterna.

186. Nos dias de hoje ainda acontecem milagres?(p.109)
A Bíblia fala que após a ressurreição e ascensão de Jesus, os apóstolos realizaram
milagres em nome do Senhor. Em sua lista de dons concedidos à igreja
(1 Coríntios 12.9-11), o apóstolo Paulo cita que o dom de curar e o de realizar
milagres continuam sendo experimentados pelos cristãos.
Em nenhum lugar da Bíblia é dito que os milagres deixariam de acontecer
depois da era apostólica, pois, conforme Hebreus 13.8, “Jesus Cristo, ontem
e hoje, é o mesmo e o será para sempre”. Por isso pode-se afirmar que ainda
hoje acontecem curas e milagres feitos em nome de Jesus. Deus também
conta com o nosso serviço na realização dos milagres. Todavia, devemos ter
alguns cuidados, pois usar o nome de Jesus não significa necessariamente
estar ligado a ele.


 Extraído do  livro Nossa igreja nossa identidade
(manual de estudo)

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