quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dietrich Bonhoeffer- Tentação

 AS TENTAÇÕES CONCRETAS E SUA SUPERAÇÃO


http://www.melbourne.anglican.com.au
   Na tentação concreta do cristão, sempre é preciso dis­tinguir a mão do diabo e a mão de Deus. Estão em jogo, portanto, a resistência e a submissão no lugar certo, ou, em outras palavras: a resistência contra o diabo só é possível na total submissão sob a mão de Deus.
   Isso precisa ficar claro concretamente. Porque todas as tentações dos crentes são tentações de Cristo em seus membros, do corpo de Cristo, falamos dessas tentações em analogia à tentação de Cristo: 1) Da tentação carnal. 2) Da elevada tentação espiritual. 3) Da última tentação. A toda tentação, porém, aplicam-se as palavras de 1 Coríntios 10.12- 13: "Aquele, pois, que pensar estar em pé veja que não caia. Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos pro- verá livramento, de sorte que a possais suportar".
   Isso se contrapõe, em primeiro lugar, a toda falsa se­gurança e, em seguida, a todo falso desânimo diante da ten­tação. Ninguém deve estar nem por um instante seguro de que ficará livre da tentação. Não há tentação que não pudes­se me assaltar ainda neste momento. Ninguém creia que Satanás esteja longe dele: "Ele anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" (1 Pedro 5.8). Nesta vida, não estamos seguros em nenhum momento em relação à tentação e à queda. Por isso, não te ensoberbeças quando vires outros tropeçando e caindo. A segurança vai tornar-se uma cilada para ti. Portanto, "não te ensoberbeças, mas teme" (Romanos 11.20). Deves estar sempre prepa­rado, para que o tentador não tenha poder sobre ti.
http://www.galerinhapaz.blogspot.com.br/
   "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação" (Mateus 26.41). Permanecer vigilante contra o inimigo ardi­loso e orar a Deus para que nos conserve firmes em sua palavra e em sua graça - esta é a atitude do cristão diante da tentação
   Mas o cristão também não deve temer a tentação. Se ela lhe sobrevier apesar da vigilância e da oração, ele deve saber que pode superar toda e qualquer tentação. Não há tentação que não pudesse ser superada. Deus conhece nossa capacidade e não permite que uma tentação vá além de nossa força. A tentação que nos sobrevém é humana, ou seja, ela não é grande demais para nós seres humanos. Deus usa com cada pessoa a medida que ela pode suportar. Isto é certo. Quem fica desanimado diante do caráter repentino e terrível da tentação já se esqueceu do principal, a saber, que certamente vencerá a tentação, porque Deus não per­mitirá que ela vá além de sua capacidade. Existem tentações que tememos especialmente, porque já fomos derro­tados por elas com frequência. Se elas surgem inesperada­mente de novo, já nos sentimos derrotados de antemão. Mas são justamente essas tentações que podemos encarar com a maior calma e serenidade, pois elas podem ser supera­das, e elas são superadas tão certo quanto Deus é fiel. A tentação deve nos encontrar em atitude de humildade e cer­teza da vitória.





Extraído do livro Dietrich Bonhoeffer- Tentação P. 44 e 45

Adquira o livro em...

Um comentário: