sexta-feira, 18 de maio de 2018

Conversa com o autor Eder Vasconcelos, de A Essência da Oração

Olá! 
A partir deste mês, vamos apresentar pequenas entrevistas com autores e autoras das obras publicadas pela Editora Sinodal em nosso blog. Hoje, a conversa é com Eder Vasconcelos, que escreveu o livro A Essência da Oração junto com Emerson Aparecido Rodrigues. Dessa forma, você vai poder conhecer um pouco mais do conteúdo de cada livro que é publicado pela Editora Sinodal. 

O autor Eder Vasconcelos

Venha saber mais sobre A Essência da Oração:

No livro, vocês enfatizam a oração como espiritualidade, expressão de fé, e a ação como resposta desta expressão?

Bem, a oração em si não é espiritualidade. Ela é uma disciplina, um elemento importantíssimo da espiritualidade. Certamente a oração deve levar o cristão a uma ação concreta. A um compromisso com a sua comunidade de fé. A essência da oração é o encontro, o contato com uma pessoa: Jesus, o Filho orante do Pai. A essência da oração cristã se desenvolve seguindo os passos, as pegadas de Jesus. O âmago, a seiva, a essência da oração é crermos que Deus é fiel, bom e generoso que nos acolhe sem merecermos na sua infinita misericórdia revela no rosto de seu Filho.

A oração é uma ação humana ou a iniciativa é de Deus?

O ser humano é um ser religioso por natureza. Dentro dele já está o desejo pela transcendência, pelo sagrado, pelo Inefável. O ser humano então suplica, lamenta, louva, bendiz e Deus ouve o grito, o seu pedido de socorro. Pode-se dizer que a oração é uma ação humana que se une ao coração de Deus, que sempre está em busca do ser humano que ele fez à sua imagem e semelhança.

Qual é a importância da oração em sua vida?

A oração começou a fazer parte da minha vida ainda muito cedo. Foi na família que aprendi a chamar Deus de Pai. E, hoje, tenho plena consciência da necessidade de orar sempre. A oração é o alimento diário da alma sedenta. Sem oração nada tem sentido. Nela, encontro luz e força para caminhar e trabalhar. Sem uma vida de oração, o que tenho a oferecer aos meus irmãos e irmãs com quem convivo e trabalho? Meu dia começa marcado pela escuta da Palavra de Deus, da meditação e da oração. Nosso Instituto (Instituição Religiosa) tem como carisma: oração e caridade. Oração + ação.

O que significou para você trabalhar com a Editora Sinodal?

Nossa!! Como dizer isso... Vamos lá! Foi uma experiência diferente. Uma experiência nova. Uma experiência ecumênica. [...] Esse é o primeiro ponto. O segundo que muito me agradou foi a atenção, a valorização do autor, a dedicação e o compromisso de fazer uma obra bonita e bem feita. Mas o que mais gostei é que não existe burocracia. O autor pode conversar com o Editor, o vendedor (descontraído/engraçado) sem rodeios, sem impasses. Espero que esta parceria seja duradoura e abençoada. Resumindo tudo: uma bela experiência onde a distância (Sul x Norte) deixa de ser um obstáculo.


Gostou?

Adquira seu exemplar clicando aqui!

Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário