quinta-feira, 14 de maio de 2015

Vida em Comunhão na Estante Reformada

O livro Vida em Comunhão, de Dietrich Bonhoeffer, teve uma resenha produzida pelos autores do blog Estante Reformada. Compartilhamos um trecho da resenha e convidamos a ler por completo no site .


O livro Vida em Comunhão, escrito pelo admirado alemão Dietrich Bonhoeffer, tem como objetivo nos ensinar a valorizar a comunhão de vida entre irmãos e irmãs na fé. Esta obra foi escrita logo após o acontecimento ocorrido em 1937, onde agentes da Gestapo fecharam o seminário clandestino ligado à Igreja Confessante (crítica ao regime nazista) que ele dirigia. Depois de viver por um bom tempo em reclusão com cerca de vinte estudantes de teologia, neste seminário, Bonhoeffer começa a experimentar um tempo de solidão, devido ao aumento das perseguições. Alguns só entenderam a comunhão quando não puderem mais saboreá-la.

O livro, que contém 108 páginas, é divido em cinco capítulos, sendo o primeiro sobre a comunhão.  Dietrich começo nos mostrando que o fato dos cristãos já agora, no presente século, puderem desfrutar de uma comunhão visível, é uma antecipação misericordiosa de Deus das coisas derradeiras. Ele diz que “a presença física de outros cristãos constitui para o cristão uma fonte de alegria e fortalecimento inseparáveis”[1]. Mas que, nem todos cristãos desfrutam desta dádiva, as pessoas presas, doentes, solitárias, que pregam o evangelho em terras pagãs não têm tais privilégios. E para essas pessoas um único momento com um irmão na fé pode ser visto como um sinal da misericórdia de Deus em sua vida, o que facilmente, pode passar despercebido, ou até mesmo ser desprezado, por aqueles que usufruem desse privilégio diariamente.

Confira o restante da resenha clicando aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário