quarta-feira, 20 de maio de 2015

Uma lembrança de além-mar


No aniversário de 88 anos da Editora Sinodal, comemorado no dia 15 de maio, recebemos pelas redes sociais esta mensagem do senhor José Neto. Angolano, aos dezoito anos e às vésperas de entrar no Exército, ele recebeu uma Bíblia enviada pela Editora.


Amados da Editora Sinodal, eu sou angolano, tenho agora 48 anos de idade, eu tenho comigo uma Bíblia que a Editora Sinodal ofereceu quando eu tinha 18 anos, num período muito difícil em Angola, em muitos sentidos, ainda tenho ela na minha biblioteca para lembrar a bênção que ela foi para a minha vida. Por ser pequena e com fecho, foi a Bíblia que eu usei durante o período em que fiquei no exército, 9 anos. Por isso meus irmãos continuem firmes no vosso ministério. Mais uma vez parabéns.”


Curiosos com sua história, pedimos que nos contasse um pouco mais. E com essa história de vida de além-mar, que tem uma relação muito bonita com a Editora Sinodal e, principalmente, com a Palavra de Deus, iniciamos nossa linha do tempo. Nos sentimos honrados em ter um grande significado na vida de tantas pessoas. =D

Ao longo deste ano vamos publicar histórias, relatos, curiosidades e informações sobre a Editora Sinodal nesses 88 anos de trajetória. Esperamos sua companhia nas leituras.

Confira agora a história de José Neto.*


Eu nasci em 1966 na cidade de Luanda (Angola). Desde o meu nascimento a Palavra, Deus, já estava presente no vocabulário de minha falecida mãe, sendo ela cristã e frequentava a igreja Metodista Unida de Icolo e Bengo aqui em Luanda. Mas minha conversão para Cristo somente aconteceu aos 12 anos de idade, lendo um livro comprado na livraria Baptista com o título “Quem é Jesus”. Compreendi a minha condição de pecador e a necessidade de salvação pela graça de Deus através de Jesus. Lembro-me que no final do livro tinha um cupom para ser preenchido se eu aceitasse Jesus como meu salvador e Senhor e assim o fiz.
Nesta altura, Angola tinha se tornado independente a 3 anos, isto é, em 1975. O regime no poder decidiu seguir o socialismo/comunismo como opção política e, desde a data da independência, teve início também a guerra civil, visto que as outras duas formações políticas, a FNLA e a UNITA, envolvidas na luta armada para a independência em Angola, não concordaram a forma em que o processo foi feito.
Foi neste clima em que cresci, de uma guerra civil e com grandes necessidades, desde alimentos e uma ideologia que era contra tudo relacionado com Deus ou religioso de forma geral. Os cristãos eram vistos como pessoas anormais, por acreditarem em Deus.
Aos 13 anos conheci a Igreja Evangélica dos irmãos do bairro do Café, onde ofereciam cursos da Escola Bíblica de Emaús, e matriculei-me nessa escola, e tinham também uma pequena livraria. Tanto a escola como a livraria é coordenada por uma missionária americana casada com um canadiano, a Sra. Elizabeth Shorten. Ficamos bons amigos e passei a corrigir os cursos depois de fazer algumas séries.
A maioria dos livros eram de editoras brasileiras. Num dos livros é que consegui o endereço da Editora Sinodal. Escrevia para várias editoras pedindo literatura e uma deles foi a Editora Sinodal. Recebi uma resposta favorável e enviaram alguns livros.
Mas aos 18 anos, quase na véspera de ser incorporado nas forças armadas – porque na altura é obrigatório cumprir o serviço militar por 3 anos segundo a lei, mas na realidade tinha-se data para entrar e não de saída – escrevi especificamente à Editora Sinodal, pedindo uma Bíblia pequena e com fecho, em que pudesse passar despercebida, porque se ouvia que as Bíblias não eram livros desejados no exército.
Foi grande a minha alegria ao receber como oferta a bíblia pedida. Na altura, era um luxo muito grande ter uma Bíblia pequena e de fecho, não me recordo ter visto das pessoas mais próximas algo semelhante. Foi esta Bíblia que usei por 9 anos, desde 1984, data da minha incorporação no exército. Foram anos muitos difíceis, para todos de forma geral. Mas para nós que estávamos no exército a situação era pior, porque tínhamos que estar preparados para morrer se necessário fosse. Os Salmos eram os textos de maior consolo para mim nesse período. Fui desmobilizado do exército em 1992, dentro dos acordos de Bicesse, que infelizmente foi rompido e voltou-se a guerra civil.
Estando fora do exército, trabalhei para algumas ONGs e instituições cristãs, como a MAF, Aliança Evangélica de Angola, a Rádio Transmundial-Angola. No ano de 2013 me tornei um livreiro mais ativo, adquirindo a livraria Evangélica Barquinho que era propriedade da missão Suíça. Meu alvo é continuar ajudar outros a encontrarem a salvação em Jesus Cristo e crescerem espiritualmente através de boa literatura e apoiar no amadurecimento das instituições no geral. Hoje desejo somente dizer que não nos cansemos em fazer o bem, muitas vezes eles produziram frutos em abundância.
Estou envolvido, com a Igreja Evangélica dos Irmãos do bairro Talatona em Luanda, faço parte da liderança dessa comunidade de fé, mas estou envolvido também a outras iniciativas evangélicas de forma geral em Angola, algumas em África e a nível do globo.
José Neto”

Bíblia recebida há 30 anos ainda é guardada por José Neto

José Neto contou como a Editora Sinodal esteve presente em sua vida



*O texto passou por algumas adaptações ortográficas, que não alteram o sentido do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário