terça-feira, 19 de maio de 2015

Livro aborda a igreja do cuidado


A Editora Sinodal apresenta um novo livro: Apascenta as minhas ovelhas – Sofrimento e cuidado na história da igreja, do pastor Valdemar Gaede. O livro resgata histórias e leva a conhecer o amplo quadro da imigração alemã e pomerana a partir do século XIX, além de mostrar relatos da edificação das primeiras comunidades evangélicas luteranas no Espírito Santo.

Do cotidiano brotam histórias marcantes que revelam algo da alma e do jeito de viver do povo pomerano no Espírito Santo. Alguns escritos antigos alimentaram a pesquisa do pastor Valdemar Gaede. Eles mostram o sofrimento pelo qual passaram as famílias recém-chegadas em solo brasileiro: “Mesmo quando, muitas vezes, as lágrimas eram o alimento dos imigrantes dia e noite e mesmo que eles estivessem prostrados inúmeras vezes às margens dos córregos de mata virgem, sem púlpito e sem altar, tendo que gemer de saudade da pátria amada, a fé e a esperança no Pai celeste erguiam-nos sempre de novo”, diz o trecho de um relato do pastor Max Urban, presente no livro.

O cuidado em relação à vida e à fé fez-se presente naqueles que vieram buscar melhores dias em uma nova terra, mas que encontraram adversidades de todos os tipos. São descritos no livro os mutirões realizados para a construção dos primeiros templos, as celebrações religiosas nas casas, entre outras formas de convivência registradas também em fotos. “Essas são manifestações genuínas do amor que cuida. Quem ama cuida não apenas de sua própria vida, mas socorre quem passa por dificuldades”, explica Gaede no livro.

O sofrimento e o cuidado são focos da publicação. Por intermédio dos relatos deixados pelos ministros religiosos da época, Gaede traz referenciais de acolhimento e também de acompanhamento para famílias como a dos imigrantes. Para o autor, em todos os tempos e lugares, onde a justificação por graça e fé é anunciada e vivida, sempre existirá igreja do cuidado. “No verbo apascentar, utilizado por Jesus Cristo, está muito forte a dimensão do cuidado”, descreve Gaede já na introdução do livro.

Sobre o autor

Desde o início de seu ministério pastoral, Valdemar Gaede ocupou-se em resgatar e pesquisar a história das comunidades luteranas no Espírito Santo. Desse trabalho de valorização e pesquisa da história resultaram os livros Quando soarem os sinosPresença luterana no Espírito Santo Celebremos nossa história.

Sobre o livro
Valdemar Gaede
Editora Sinodal
80 páginas – 16x23cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário