quarta-feira, 12 de junho de 2013

Família e pessoa idosa

http://www.correiodeuberlandia.com.br
   A vida segue seu curso normal, muitas vezes modificado pela interferência humana. A longevidade é um exemplo disso. O ser humano melhorou a estrutura sanitária, a educação para a saúde e a higiene, a tecnologia para cura e até extinção de doenças. Porém não fez parte desse pacote a preparação para a vida longeva. A sociedade de um modo geral ainda não está preparada para esse vivência.
    Estamos tendo rara oportunidade de conviver em várias gerações e podemos aproveitar ao máximo essa convivência. O caminho ainda é longo. Há muito que aprender com este novo modelo de sociedade que está se criando.
   Precisamos aprender a envelhecer. Precisamos aceitar o envelhecimento como parte da vida, as vantagens e as limitações que esse período nos traz. Precisamos parar de perder tempo correndo atrás da eterna juventude e usar mais nosso tempo para simplesmente viver bem com aqueles que amamos. E se, ao invés de perdemos uma semana de nossa vida na cama, nos recuperando de uma cirurgia plástica, aproveitássemos esse tempo para rir muito com nossos netos e encontrar nossos amigos para aquele bate-papo? O que será que nos traria mais felicidade?
  Aceitando nosso próprio envelhecimento, seremos mais capazes de cuidar de quem já está velho. Isso nos dará mais condição de nos colocar no lugar do outro e ter mais paciência para entender a impaciência de um avô ou uma avó com suas limitações. Enquanto cuidamos dos nossos pais, ensinamos nossos filhos a cuidar de nós. Enquanto vemos nossos parentes envelhecerem, aprendemos a envelhecer com coragem e dignidade. Se esses anos forem bem aproveitados, o velho e o novo podem se ajudar mutuamente a crescer. 
   O envelhecimento não significa uma decadência, e sim a sequência da vida, com suas peculiaridade e características. Não se pode eliminar a velhice, mas se pode mudar a maneira de envelhecer.



Texto extraído do Livro Família e pessoa idosa, reflexão e orientação, de Simone Burmeister,  p. 93 e 94
Informações de como adquirir o Livro em ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário