sexta-feira, 21 de setembro de 2012

AS REPERCUSSÕES DA INTERNET NA FAMÍLIA COM FILHOS ADOLESCENTES


   Como as famílias percebem e administram o uso da internet pelos adolescentes? É preciso refletir qual o papel da família na transmissão de modelos educativos adequados aos filhos até mesmo na forma de utilizar a internet. Nesse sentido, são preocupantes os dados de pesquisas publicados a respeito de como se estabelece o uso da internet no âmbito da família. 


   No contexto brasileiro, 87% dos jovens internautas investigados pela SaferNet/Brasil revelaram não haver nenhum tipo de restrição de uso da internet. Desses, 53% já tiveram acesso a conteúdos agressivos, que eles consideravam impróprios para sua idade. Essa pesquisa teve a participação de 1,4 mil crianças, adolescentes e progenitores. Nesse grupo, 64% dos jovens e crianças possuem internet em seu próprio quarto. 
   Quanto ao tempo de utilização, 77% referem não ter limite de uso. Entre eles, 38% dizem já ter sido vítimas de algum tipo de agressão ou humilhação (ciberbullyng) e 10% afirmam ter sofrido chantagem on-line.
  Diante disso, o cuidado que os pais comumente têm com a proteção dos filhos frente ao desconhecido, advertindo-os de que “não falem com estranhos”, está cada dia mais difícil de exercer. Conforme assinala o filósofo polonês Zygmunt Bauman, em tempos de internet, falar com estranhos tem se tornado algo muito comum, pois está preconizando uma nova forma de habitar o mundo globalizado.
  Os pais necessitam descobrir e recriar novos meios de controlar a utilização da internet para conseguir exercer a função de cuidado e proteção, tão antigos e necessários na educação dos filhos.




Texto extraído do Livro  Adolescência e Comunicação Virtual
P.  24


Mais informações de como adquirir o Livro em..

Nenhum comentário:

Postar um comentário