quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Conversa com Daniel Estrada, autor de "O ministério de Jesus: reflexões sobre o exercício de sua liderança"

Olá!


Nesta semana, apresentamos a você a entrevista com Daniel Estrada, autor do livro "
O ministério de Jesus: reflexões sobre o exercício de sua liderança".

Conheça mais sobre esta obra inédita, publicada pela Editora Sinodal em junho de 2019, que fala da vida de Jesus e de seu modo de liderar as pessoas que o seguiram.


O autor Daniel Estrada

Confira a conversa com o autor, a seguir:

Por que escrever sobre este tema?

Nos tempos atuais são muitas as ofertas religiosas e filosóficas para desenvolver lideranças efetivas e bem-sucedidas. Muitos são os mercadores que ofertam métodos e leis infalíveis para ser uma liderança de excelência. Muitas dessas propostas assumem ser cristãs, porém, como cristão é preciso questionar se Jesus está sendo bem representado nessas propostas. O propósito do livro é apresentar, a partir do texto bíblico, a maneira como Jesus ensinou e exerceu a sua liderança, e fazer contrapeso à tecnocracia do mercado religioso que propõe estilos de liderança que não apresentam fielmente o modelo de Jesus. 

Como a maneira que Jesus pregava para as pessoas e reunia seus seguidores influenciou para que a sociedade compreendesse o significado de sua liderança?

Para os seguidores e ouvintes de Jesus, foi preciso o jeito de ensino de Jesus e da manifestação prática da sua liderança. Quando Jesus ensina e lidera fora das sinagogas ou do templo, mostra que a fé pode ser vivida fora da burocracia da religião. No seu estilo de ensino, Jesus foi compreensível para os camponeses e as pessoas pobres da Palestina do século 1, através de pregações ilustrativas em que contava breves histórias, ou utilizava símbolos do cotidiano da vida e da natureza para ilustrar o amor e os valores do reino de Deus. As manifestações de serviço de Jesus em que alimentou e curou pessoas, expulsou demônios etc., fizeram com que o público reconhecesse a congruência entre ensino e prática de Jesus e acolhesse facilmente a mensagem dele. 

Podemos afirmar que a maneira que Jesus liderou seu povo, com seus princípios, seus valores e sua humildade mudou a forma que as pessoas cristãs enxergam a liderança?

Infelizmente a resposta é não! Na realidade, as pessoas têm diversas influências e modelos de liderança. Em muitos casos as pessoas olham para Jesus como um ente de adoração e devoção espiritual, e não como o modelo de líder. Para aquelas pessoas influenciadas por modelos de liderança baseados na dominação e manipulação de pessoas, possivelmente resulte mais atraente a figura de Augusto César do que a de Jesus.

De que forma podemos afirmar que a liderança de Jesus é transformadora?

Devemos reconhecer que Jesus tomou partido pelos derrotados do seu tempo, por aqueles que, na realidade, estavam sofrendo violência pelas estruturas de dominação do Império Romano, que deixou muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, perda de terras, pobreza extrema e fome. A liderança de Jesus é transformadora desde que nessa postura a favor dos desfavorecidos reivindique em discurso e prática o valor do ser humano e procure incansavelmente a superação do sofrimento das pessoas pobres e doentes. 

Como foi o seu trabalho com o apoio da Editora Sinodal?

O acompanhamento da Editora Sinodal foi muito dinâmico. A equipe foi muito profissional e paciente na revisão do texto, sendo que a minha língua materna é o espanhol, o seu acompanhamento em assessoria e supervisão foi vital para o aprimoramento do texto em português, assim como também foram importantes os conselhos sábios em relação ao conteúdo da obra. 

                          Convidamos você a conhecer esta obra!



Adquira clicando aqui.

Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário