segunda-feira, 29 de junho de 2015

Chega à Editora segunda edição do livro Resistência e Submissão


Para quem tanto esperava: ele chegou! A segunda edição do livro Resistência e Submissão – Cartas e anotações escritas na prisão, de Dietrich Bonhoeffer, já está disponível na Editora Sinodal. Além das cartas escritas pelo autor e a ele enviadas estão anotações, orações e poemas da prisão. A obra compreende os dois últimos anos de vida do autor no período em que cumpriu prisão preventiva no cárcere das Forças Armadas em Berlim-Tegel e na prisão subterrânea da Rua Prinz-Albrecht em Berlim (1943-1945).

O livro contém um prefácio, um posfácio e numerosas notas explicativas dos editores, a correspondência de Bonhoeffer com sua família e o amigo Eberhard Bethge, apontamentos teológicos e poemas surgidos na prisão, onde o autor se encontrava devido a seu engajamento na resistência contra o regime nacional-socialista alemão. Nessas cartas e anotações “encontramos um testemunho inabalável e confiante na graça e na misericórdia de Deus”, afirma o editor da Editora Sinodal, João Artur Müller da Silva.

O isolamento significou para o autor - e para tantos outros prisioneiros - a separação da família, de amigos, irmãos na fé, do trabalho e da noiva: “Continuidade com o passado e com o futuro interrompida”, explica em uma das suas cartas.

O legado teológico de Bonhoeffer é de grande valia para pessoas cristãs até hoje. “Quem é Jesus Cristo para nós hoje?”, “Quem sou eu?”, “o que de fato cremos?” eram perguntas de Bonhoeffer na prisão; à medida que as pessoas reconheciam nessas as suas próprias perguntas, crescia a confiança para experimentar também as respostas de Bonhoeffer, complementá-las ou tirar delas, por conta própria, consequências viando aos desafios da sua respectiva situação social. O livro, conforme expresso no posfácio, “levou mais pessoas a apegar-se à causa do cristianismo e da igreja do que podemos estimar”.

Sobre
Editora Sinodal e Faculdades EST
2ª edição
638 páginas


Nenhum comentário:

Postar um comentário