quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Homens e mulheres

http://www.infomoney.com.br
   Homens e mulheres percebem e vivenciam a aposentadoria de forma diferente. Conhecer essas diferenças facilita a adaptação a essa nova etapa da vida, uma vez que, ao se aposentar, o casal, em geral, já está sozinho. Mesmo que os filhos ainda morem em casa, eles têm suas próprias vidas: faculdade, trabalho, grupo de amigos e namoro. Assim, o casal volta a ser só ele.
   Em geral, as mulheres têm maior capacidade de adaptação a novas situações do que os homens. Isso porque ao longo da vida cumprem mais papéis no dia a dia, o que lhes dá maior flexibilidade. Além de profissionais, as mulheres seguem sendo mães e donas de casa. Muitas também têm hobbies, passatempos e atividades manuais que gostam de realizar. Já os homens são mais focados na carreira profissional e no trabalho. Essa realidade vem mudando, mas os impactos dessa mudança ainda não estão sendo sentidos entre aqueles que se aposentam hoje. Essas mudanças começarão a aparecer daqui a 15 ou 20 anos, quando os profissionais, hoje na faixa dos 40 a 50 anos, se aposentarem.
http://www.opequenoinvestidor.com.br
   O fato é que os homens que se aposentam hoje vieram de uma sociedade em mudança, já não tão machista, mas ainda pouco envolvida com a casa e os filhos. Homens ainda eram exigidos pela família e pela sociedade como o pilar de sustentação financeira. A mulher tinha um salário menor que não impactava tanto na renda familiar. Por isso era a mulher que saía do trabalho mais cedo para levar um filho ao médico. Se ela fosse demitida por ter muitas faltas, não era tão grave. Já o homem não se permitia tanto a possibilidade de ser demitido ou de deixar de ser o pilar financeiro. Essa cultura fez com o que o homem se focasse no trabalho, perdendo oportunidades de experimentar e vivenciar atividades variadas. Não é raro encontrarmos avôs que não sabem segurar um bebê, pois poucas vezes seguraram seus próprios filhos.
   Como há tantas diferenças entre homens e mulheres na vivência da aposentadoria, esse é um momento delicado para o casal, que volta a conviver mais intensamente. Muitas vezes, esse é o momento em que enfrentarão uma crise, vão brigar por espaço em casa, por horários, por individualidade ou cobrarão um do outro mais proximidade. Mas, as crises servem para nos estruturar e nos reacomodar em novas situações. As brigas podem ser transformadas em conversas e negociação. Se o casal se ama, conseguirá se reorganizar, rever o contrato de convivência, as combinações do que fará junto e dos momentos em que cada qual fará coisas individualmente.



Texto extraído do Livro Família e pessoa idosa, reflexão e orientação, p. 21
Maiores informações de como adquirir em... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário