quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Entrevista com Emílio Voigt

Emilio Voigt é  pastor luterano, licenciado e mestre em Teologia pela Faculdades EST e doutor em Teologia pela Augustana Hochschule, Neuendettelsau/Alemanha, especialista em Novas Tecnologias de Ensino pela Fachhochschule Furtwangen (Alemanha). Atualmente é assessor de formação no Sínodo Vale do Itajaí, SC.É autor de diversas obras publicadas pela Editora Sinodal. 

1. Qual a importância do ensino bíblico nas paróquias e comunidades da IECLB? Que reflexos imediatos esse investimento pode gerar na vida espiritual de seus membros?
   O ensino bíblico é de fundamental importância. Na Bíblia, encontramos o testemunho do agir de Deus e seus ensinamentos. Se queremos levar uma vida a partir da vontade de Deus, precisamos conhecer a Bíblia. Uma das primeiras ações de Lutero no início da Reforma Luterana foi traduzir a Bíblia para que o povo pudesse ter acesso direto à palavra de Deus. Maior participação comunitária e agir ético são reflexos que o conhecimento da Bíblia pode gerar na vida das pessoas. Os livros da Série Educação Cristã Contínua possuem embasamento bíblico e querem ajudar a conhecer melhor a Bíblia.

2. O que podemos fazer para incentivar e aumentar os grupos de estudo bíblico nas comunidades?
   A participação em qualquer evento da comunidade é um grande desafio. Como animar as pessoas? Acredito que não há soluções “mágicas” para estimular a participação. Há algumas questões que podem influenciar positivamente, tais como: convite e estímulo pessoal, local adequado, boa preparação dos encontros, receptividade calorosa, abertura para o diálogo, musicalidade. É preciso insistir na conscientização de que a educação cristã deve ser algo contínuo e perpassar todas as fases da vida. Ministros(as) e comunidades precisam também estar conscientes de que a tarefa de educar é um mandamento que provém do próprio Deus (Dt 6.6-7; Mt 28.19-20). 

3. Como nasceu a Série Educação Cristã Contínua, publicada pela EST com o apoio da Federação Luterana Mundial e da IECLB?
   A Série Educação Cristã Contínua nasceu da constatação de que a preocupação pela educação cristã contínua é comum a todos os sínodos da IECLB. Há várias iniciativas de produção de materiais e de realização de cursos, mas há também muita demanda e dificuldades na elaboração de material. Queríamos oferecer uma possibilidade de formação cristã sólida e, ao mesmo tempo, acessível. A série é inspirada no Plano de Educação Cristã Contínua (PECC), que vê a educação cristã como um processo pessoal e comunitário de aprendizagem dos conteúdos da fé. A educação cristã não acontece de uma só vez, mas vai sendo construída e compreendida conforme as perguntas e as preocupações do contexto e de cada fase da vida.

4. Fale-nos um pouco sobre cada livro já publicado: Quais são os temas? Quais são os enfoques principais? 
Até o momento, são cinco os livros publicados na série:

No livro "Jesus de Nazaré" são apresentados o contexto em que nasceu e viveu Jesus bem como os aspectos principais de sua vida e atividade. Temas como formação dos evangelhos, reino de Deus, doença e cura, vida em comunidade são algumas das questões tratadas.





"Confessionalidade Luterana” trata das origens da igreja luterana e temas centrais da confessionalidade, como justificação por graça e fé, palavra e sacramento, fundamentos da ética, sacerdócio geral das pessoas que creem.





O “ "Guia para o presbitério” oferece uma base bíblica para aquelas pessoas que se dispõem a integrar o presbitério em sua comunidade. Contém também assuntos de ordem prática, administrativa e legal, que dizem respeito, entre outros, ao convívio, planejamento, comunicação e condução de reuniões.





• O propósito do livro "Antigo Testamento"é oferecer um visão ampla sobre o Antigo Testamento, apresentando temas centrais da história do povo de Israel.








Educação comunitária” tem como objetivo auxiliar na qualificação de pessoas que orientam e coordenam grupos de educação cristã com crianças, adolescentes e jovens nas comunidades da IECLB.









5. Como ministros e ministras da IECLB podem explorar melhor cada livro da Série Educação Cristã Contínua, pensando nas diversas faixas etárias nas comunidades?
   Muitas vezes, nossos ministros e ministras têm dificuldades para encontrar materiais ou preparar estudos para grupos. A série oferece o material praticamente pronto. Os livros “Jesus de Nazaré”, “Confessionalidade luterana” e “Antigo Testamento” foram especialmente pensados para grupos de estudo nas comunidades. Cada unidade desses livros pode ser estudada em um encontro. No final de cada unidade, há perguntas para reflexão. Esse material pode ser usado em grupos de estudo bíblico, na OASE, nos grupos de jovens, com confirmandos, no trabalho com casais etc. É importante que as pessoas adquiram os livros. Com isso pode-se fazer uma leitura conjunta de trechos no grupo, e as pessoas podem, individualmente, ler em casa para aprofundar ainda mais o estudo.

6. Na sua opinião, como organizador da Série Educação Cristã Contínua, o que os ministros e ministras da IECLB poderão "colher" no futuro ao investir no ensino e na utilização desses livros?
   Infelizmente, ainda não temos uma cultura de leitura muito forte em nossas comunidades, e muitas pessoas não investem na aquisição de livros. É preciso mudar esse cenário. A importância desse projeto reside na necessidade de edificação ou capacitação dos membros da IECLB. Através da educação cristã contínua, os membros terão mais conhecimento de sua igreja, mais condições de reflexão e testemunho, tornando-se mais aptos para atuar na igreja e na sociedade. O investimento nos livros da Série Educação Cristã Contínua certamente vale a pena.

7. De que forma os sínodos e os pastores sinodais podem incentivar a utilização dessa série junto aos ministros e ministras? E quais livros da série podem ser mais "explorados" por eles, visando ao fortalecimento de sua área de abrangência?
   Os livros da série podem também ser usados como base para estudo em atualizações teológicas, por exemplo. Apesar da linguagem simples, todos os livros da série foram escritos por pessoas qualificadas, e o conteúdo é baseado em pesquisas e conhecimento sólido. Os livros “Guia para o presbitério” e “Educação comunitária” são excelentes ferramentas para a qualificação de lideranças, podendo ser usados em encontros sinodais de formação.

8. Quais suas considerações finais sobre a importância da Série Educação Cristã Contínua e sua contribuição para o crescimento da IECLB como corpo de Jesus Cristo?
   A Série Educação Cristã Contínua quer ajudar a capacitar pessoas para o testemunho da fé, preparando-as para a vivência familiar e comunitária e para a construção de uma sociedade mais solidária e justa. Mais do que repasse de conteúdos, a série faz um chamado à reflexão e à ação. Aqui está sua importância, e essa é sua contribuição para a IECLB.

(Entrevista concedida ao gerente de marketing da Editora Sinodal, por e-mail para o  site.)

Adquira a Coleção em nosso site
 http://editorasinodal.com.br/index.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário