quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Chegou a Revista Novolhar Nº 43 - Janeiro e Fevereiro 2012

Quem já não ouviu falar de Boitatá, Curupira, Mula-sem-cabeça e Saci-Pererê? Quem já não ouviu falar de danças folclóricas? De comidas típicas de cada pais? De canções folclóricas, como Prenda Minha e Negrinho do Pastoreio? Lendas, mitos, comida, canções, festas, danças, músicas são manifestações do folclore. Em cada país vamos encontrar manifestações populares que podem ser consideradas de caráter folclórico porque vêm da tradição popular. A palavra folclore tem origem na língua inglesa: “folk” em inglês quer dizer povo, e “lore” quer dizer cultura. Folclore é manifestação cultural, manifestação de um povo.
O Brasil tem diferentes manifestações culturais. De Norte a Sul, Leste a Oeste podemos identificar tais manifestações que têm nas etnias que formam a nossa gente e impregnam a nossa historia. Nosso folclore é rico e diversificado. Se no Sul falamos em chula como uma dança típica, o maracatu é uma dança nordestina. Já no Sudeste vamos dançar a Catira e no Norte o Carimbó.
Nessa edição, a Novolhar traz aos leitores e leitoras uma abordagem sobre o tema do folclore a partir da experiência exitosa de uma cidade gaúcha que promove um festival internacional de grupos folclóricos. É uma tentativa de buscar no cultivo de diferentes tradições a nossa raiz, a nossa identidade e a valorização da diversidade cultural que forma o nosso povo brasileiro. Longe de querer esgotar este assunto tão rico e tão variado, essa edição traz em seu tema forma de capa artigos instigantes e motivadores para que valorizemos nossas tradições culturais a fim de promover o entendimento e alegria de pertencemos ao povo brasileiro.
Destacamos ainda a entrevista com Rev. Nilton Giese, secretário-geral da Conselho Latino- Americano de Igrejas (CLAI), com sede em Quito, Equador. Giese defende um ecumenismo de gestos concretos. Outro artigo fala da solidariedade internacional na Colômbia, que ajuda famílias de agricultores ameaçados por guerrilheiros e forças paramilitares. Duas novas colunas marcam a primeira edição de 2012: Mosaico bíblico e Sustentabilidade.

Desejamos aos leitores, às leitoras, aos colaboradores, às colaboradoras e aos anunciantes um novo ano repleto de alegrias, realizações e esperança renovada naquele que é o Senhor da humanidade.

Editorial Novolhar

Assinaturas                                                          Outras edições
novolhar@editorasinodal.com.br                           www.novolhar.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário