quinta-feira, 23 de abril de 2015

Aprender com a família


Para algumas pessoas, é clara a necessidade da família para o desenvolvimento do ser humano, ainda que a sua estrutura tenha se modificado ao longo dos anos. Adaptar-se às transformações é uma atividade a ser feita em conjunto, mesmo que a cada ano seja mais difícil reunir todos em volta da mesa até mesmo para as refeições.

O desenvolvimento familiar, o planejamento do futuro e as necessidades psicoemocionais da criança são alguns dos temas abordados no livro Família – um aprendizado sem fim. Lançamento da Editora Sinodal, a obra traz muitas experiências colhidas na própria família do casal autor do livro, Darcy e Helga Brandt.

Conforme os autores, diversos desmandos sociais e a sensível ausência de valores morais e éticos denunciam a pobreza estrutural das famílias. “Assim como a preservação das nascentes é de fundamental importância para a manutenção sadia de nosso sistema hídrico, a família é o laboratório para a vivência e convivência social”, ressalta Darcy.

A falta de convivência, causada principalmente pela necessidade profissional, tem acelerado a falência da família. “Outra dificuldade são as ofertas e propostas do mundo virtual que favorecem cada elemento da família a girar em torno do seu mundo particular, ocupado com sua parafernália eletrônica”, explicam os autores.

Com o livro Darcy e Helga querem auxiliar a transformar a vida familiar num ambiente onde se gosta de estar e para o qual se gosta de voltar. Para os autores, 'a' família ideal, como modelo de perfeição, é e permanece sendo utopia, porque é formada por pessoas falíveis, imperfeitas e inconsequentes. “Já 'uma' família ideal é aquela que, baseada em valores éticos e morais, permanece estável dentro de um mundo instável”, encerra Darcy.

Sobre
Darcy Hugo Brandt & Helga Maria Brandt
Editora Sinodal
256 páginas – 16x23cm

www.editorasinodal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário