quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A importância da comunidade

A tradição judaico-cristã, mas também outras religiões e credos desde sempre enfatizaram de modo especial o aspecto da comunidade. Mesmo que a fé religiosa e o confronto com conteúdos religiosos sejam algo bem pessoal, a vida religiosa, assim como a vida em geral, sempre tem lugar no campo de tensão entre indivíduo e sociedade circundante. Sendo um ser social, o ser humano depende da relação com outros seres humanos desde o início de sua vida até sua morte e precisa também do interlocutor humano junto dele para definir a si mesmo e conferir forma à sua identidade bem individual. Essa é uma dimensão fundamental da nossa existência que o filósofo da religião Martin Buber (1958) circunscreveu com as seguintes palavras: “Eu me torno eu em vista do tu; tornando-me eu, digo tu. Toda vida real é encontro” (p. 15).
A citação de Buber permite reconhecer que a sociedade circundante desempenha um papel central na formação definitiva da personalidade. No contexto religioso, a comunidade de fé desempenha um papel essencial, na medida em que, nela, o indivíduo pode fazer experiências de um tipo especial e de grande intensidade que transcendem as experiências feitas em outros grupos sociais.

 Na comunidade religiosa, a pessoa que adere a ela encontra um círculo de pessoas com a mesma mentalidade, que confirmam e, desse modo, fortalecem sua própria concepção. Como indica a citação de Buber, nós seres humanos desenvolvemos nossa identidade essencialmente a partir do modo de relacionar-nos com outros seres humanos e das suas reações a nós. Assim sendo, parcelas essenciais da nossa identidade religiosa surgem de espelhar- -nos em pessoas com a mesma mentalidade e, desse modo, formar, fortalecer e modificar nossas convicções interiores. Nesse aspecto, cabe à comunidade religiosa uma função importante no sentido de conferir uma forma geral e fortalecer a personalidade.
A comunidade religiosa cumpre outra função importante ao proporcionar aos seus membros a vivência da solidariedade. Exatamente na nossa época com sua atmosfera no âmbito profissional marcada em alto grau pela rivalidade e com seu grande potencial conflitivo tanto no contexto privado como no contexto da sociedade como um todo é importante para o indivíduo ter um lugar no qual se pode experimentar antes de tudo solidariedade e apoio mútuo. Tal experiência não só tem efeitos positivos sobre o desenvolvimento da fé, mas de modo geral se reveste de grande importância para o bem-estar psíquico do indivíduo.






Texto extraído do Livro Quem cuida da alma, p. 57
Maiores informações de como adquirir o livro em..




Nenhum comentário:

Postar um comentário