quarta-feira, 4 de junho de 2014

Perspectivas de futuro

http://bereianos.blogspot.com.br
    A humanidade está em dívidas com a visão de um mundo sustentável. O atual sistema econômico, por exemplo, globalizado e fixado nas leis do livre mercado, produz crescente desemprego. Estaria na crise do trabalho um indício da iminente falência do capitalismo? A indústria automatizada já não absorve a avalanche de mão de obra disponível.    A solução seria o crescimento, no qual todos apostam. Ora, desenfreada expansão econômica e cuidado ambiental são princípios incompatíveis. Qual a saída do impasse?
   A geração de sentido requer sustentabilidade de economia e política, como, aliás, também da religião, das culturas, da filosofia. Serão necessárias profundas mudanças sistêmicas para garantir essa meta. Não há como alimentar um sentido, enquanto o futuro estiver bloqueado.
   Em tempos recentes fala-se muito em qualidade de vida. Todos querem uma vida boa, com conteúdo, isenta dos perigos que ameaçam a existência humana. É importante reenfatizar que sem a afirmação de um sentido inerente às coisas e à vida como tal, esse nobre objetivo
se corrompe. Qualidade de vida fundamenta-se em vida com sentido. E a Bíblia acrescenta serem a fé, a esperança e o amor, esses três (1Co13.13), os pressupostos indispensáveis para tanto.


Texto extraído do Livro Sabedorias da fé, P. 19
Maiores informações de como adquirir o livro em ... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário