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Enquanto
avançamos aos tropeços, quilômetros a fio, vadeando pela neve ou
resvalando no gelo, constantemente nos apoiamos um no outro,
erguendo-nos e arrastando-nos mutuamente. Nenhum de nós pronuncia
uma palavra mais, mas sabemos neste momento que cada um só pensa em
sua mulher. Vez por outra olho para o céu onde vão empalidecendo as
estrelas, ou para aquela região no horizonte em que assoma a
alvorada por trás de um lúgubre grupo de nuvens. Mas agora meu
espírito está tomado daquela figura à qual ele se agarra com uma
fantasia incrivelmente viva, que eu jamais conhecera antes na vida
normal. Converso com minha esposa. Ouço-a responder, vejo-a
sorrindo, vejo seu olhar como que a exigir e a animar ao mesmo tempo;
e – tanto faz se é real ou não a sua presença – seu olhar
agora brilha com mais intensidade que o sol que está nascendo. Um
pensamento me sacode. É a primeira vez na vida que experimento a
verdade daquilo que tantos pensadores ressaltaram como a
quintessência da sabedoria, por tantos poetas cantada: a verdade de
que o amor é, de certa forma, o bem último e supremo que pode ser
alcançado pela existência humana. Compreendo agora o sentido das
coisas últimas e extremas que podem ser expressas em pensamento,
poesia – e em fé humana: a redenção pelo amor e no amor! Passo a
compreender que a pessoa, mesmo que nada mais lhe reste neste mundo,
pode tornar-se bem-aventurada – ainda que somente por alguns
momentos – entregando-se interiormente à imagem da pessoa amada.
Na pior situação exterior que se possa imaginar, numa situação em
que a pessoa não pode realizar-se através de alguma conquista, numa
situação em que sua conquista pode consistir unicamente num
sofrimento reto, num sofrimento de cabeça erguida, nesta
situação a pessoa pode realizar-se na contemplação amorosa da
imagem espiritual que ela porta dentro de si da pessoa amada. Pela
primeira vez na vida entendo o que quer dizer: os anjos são
bem-aventurados na perpétua contemplação, em amor, de uma glória
infinita...
Texto extraído do Livro Em busca de sentido, P. 54
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