segunda-feira, 20 de abril de 2015

Autor com o foco na missão

Em recente passagem pelo Rio Grande do Sul, o escritor e pastor David Mesquiati de Oliveira visitou a Editora Sinodal em São Leopoldo. Autor dos livros Missão, cultura e transformação e Eis-me aqui, Senhor – Disponibilidade como chave missionária, o pastor David é um apaixonado pela área tanto na forma prática como acadêmica.
Autor David Mesquiati (C) com o editor João Artur da Silva (E) e o gerente de vendas Eliseu da Cunha (D)
 Na entrevista a seguir, ele fala de seu trabalho na área da missão em terras indígenas e da possibilidade de novos livros. Confira:

A visita ao Rio Grande do Sul deu-se em virtude do quê? Quanto tempo ficou no estado?
Em 2015, iniciei um estágio de pós-doutorado na EST com o prof. Roberto Zwetsch. Programamos quatro visitas de estudos no primeiro semestre. A pesquisa contemplou um trabalho de campo na terra indígena dos Tupinikim, de Aracruz/ES, e pesquisas na biblioteca da Faculdades EST em São Leopoldo/RS. É um projeto desafiador.

O senhor já publicou dois livros pela Editora Sinodal, ambos com o foco na missão. Como foi essa experiência? O que o leitor vai encontrar em cada um deles?
A missão é um tema muito sensível para mim. Junto da família – a esposa Silvia e a filha Jheniffer –, fomos missionários na Bolívia por quase cinco anos (hoje temos mais um filho, o Guilherme). Os estudos e publicações na área são fruto dessa paixão e escolha. No primeiro livro, Missão, cultura e transformação, busquei refletir sobre uma prática missionária que seja profundamente transformadora, mas que para isso considere a cultura do outro e esteja disposta a dialogar. É uma abordagem dialógica, que busca comunicar-se com o outro em sua própria cultura. O segundo, Eis-me aqui Senhor, disponibilidade como chave missionária é mais pastoral. Busca incentivar cada cristão na participação da missão de Deus. Defende que a disponibilidade para o serviço é o que fará a diferença nesse novo tempo.

Como é o trabalho missionário em sua região e qual sua opinião sobre a importância dele para a pregação e propagação do evangelho?
O trabalho missionário dos pentecostais é, normalmente, mais centrado na evangelização, em que a maioria dos projetos se volta para o envio de missionários para dentro e fora do Brasil, com o intuito de plantar novas igrejas. Mas temos buscado ser uma voz reflexiva para incentivar a ampliação da visão missionária, assumindo, sobretudo, a dimensão diaconal. Também temos refletido sobre a unidade dos cristãos e sobre a convivência com as demais igrejas. Recentemente, assumi a Secretaria Estadual de Missões da Convenção das Assembleias de Deus do Estado do Espírito Santo. Temos buscado uma gestão nessa direção.
Autor já lançou dois livros pela Editora Sinodal

Existem perspectivas para novos livros? Tem algum em andamento?
Sim. Em breve encaminharei mais um manuscrito para avaliação editorial. Trata do tema "unidade e missão". Além disso, pretendemos publicar as reflexões que são frutos da pesquisa e caminhada com os Tupinikim.

Os livros de autoria de David Mesquiati de Oliveira, publicados pela Editora Sinodal em parceria com o Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), estão à venda no site www.editorasinodal.com.br .

Editora Sinodal/CLAI
Missiologia – Teologia Prática
2ª edição
158 páginas – 16cm x 23cm
Missiologia – Teologia Prática
72 páginas – 16cm x 23cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário