quarta-feira, 18 de junho de 2014

Desafios educativos familiares e as novas tecnologias

http://cronicasdofrank.blogspot.com.br/
    Embora a vivência da maternidade e da paternidade seja acompanhada de muitos momentos prazerosos, de encantamento e realização, ser pai ou mãe não é uma tarefa fácil. Há ainda quem diga que ser mãe ''é padecer no paraíso''. A verdade é que as crianças não vêm acompanhadas de um manual de instruções, e pais e mães são tomados constantemente por muitas dúvidas quanto à forma de educar seus filhos. Essa tarefa se torna um desafio ainda maior se considerarmos a rápida evolução de nossa sociedade, o excesso de informações que recebemos e as transformações constantes no mundo em que vivemos. Para pais que nasceram na época da TV em preto e branco e dos telefones de parede, é num tempo em que a velocidade é o que define a comunicação, a educação e até mesmo as relações entre as pessoas. A própria linguagem se modifica, absorvendo a nova realidade, e assim passamos a viver num mundo de blogs, chats, e-books, torpedos e muitas senhas. Se não é fácil viver neste mundo atual, caracterizado por mudanças, globalização, virtualidade e muitos outros processos bastante complexos e que exigem de todos nós uma constante atualização, mais difícil ainda é educar filhos nesta sociedade em transformação permanente.
http://www.wsiconsultores.com.br/
   Muitos pais tentam alcançar um modelo perfeito me educação, nunca encontrado, pois se sabe que ser pai ou mãe significa experimentar, errar, refazer, buscar novas opções, refletir e tentar acertar constantemente. Ou seja, o percurso para atingir o sucesso nas funções parentais é construído a cada dia e não há uma linearidade ou um modelo correto de educação, tão frequentemente procurado por pais e educadores. A educação dos filhos é algo bastante complexo e dinâmico, por isso uma mesma forma de educar pode não ser adequada para uma ou mais situação, pois depende de características dos próprios pais, dos filhos, do contexto em que estão inseridos e das características do momento em que vivem.


Texto extraído do livro Família & Internet, p. 33
Maiores informações de como adquirir o livro em..

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Perspectivas de futuro

http://bereianos.blogspot.com.br
    A humanidade está em dívidas com a visão de um mundo sustentável. O atual sistema econômico, por exemplo, globalizado e fixado nas leis do livre mercado, produz crescente desemprego. Estaria na crise do trabalho um indício da iminente falência do capitalismo? A indústria automatizada já não absorve a avalanche de mão de obra disponível.    A solução seria o crescimento, no qual todos apostam. Ora, desenfreada expansão econômica e cuidado ambiental são princípios incompatíveis. Qual a saída do impasse?
   A geração de sentido requer sustentabilidade de economia e política, como, aliás, também da religião, das culturas, da filosofia. Serão necessárias profundas mudanças sistêmicas para garantir essa meta. Não há como alimentar um sentido, enquanto o futuro estiver bloqueado.
   Em tempos recentes fala-se muito em qualidade de vida. Todos querem uma vida boa, com conteúdo, isenta dos perigos que ameaçam a existência humana. É importante reenfatizar que sem a afirmação de um sentido inerente às coisas e à vida como tal, esse nobre objetivo
se corrompe. Qualidade de vida fundamenta-se em vida com sentido. E a Bíblia acrescenta serem a fé, a esperança e o amor, esses três (1Co13.13), os pressupostos indispensáveis para tanto.


Texto extraído do Livro Sabedorias da fé, P. 19
Maiores informações de como adquirir o livro em ...